TOQUES E RETOQUES: Champanhe ou espumante?



Primeiro de tudo, o brinde tem que ser feito com alegria, cheio de expectativas no ar e com muitos sonhos e desejos.

Para uma festa, uma comemoração especial, muitas pessoas podem ficar com dúvidas, como:
- tenho que servir champanhe?
- quais são as melhores marcas?
- Pode ser nacional?


Primeiramente, acho importante explicar, ou melhor, esclarecer, o que é CHAMPANHE: ele é o vinho espumante produzido na região com o mesmo nome, na França; os vinhos ali produzidos estão entre os melhores do mundo e claro, dependendo da marca e da safra, podem custar bem caro.


Os demais vinhos espumantes NÃO PODEM SER CHAMADOS DE CHAMPANHE, já que tem outra denominação de origem, sendo conhecidos portanto por ESPUMANTES, o que não quer dizer que não existam excelentes vinhos espumantes provenientes dos mais variados países.

Aqueles que sabem as sutilezas de servir e bere espumantes em vários momentos da vida e por diferentes motivos, sempre estará a frente para seduzir seu interlocutor, com muito mais elegência - eu por exemplo acho um charme, tanto homens quanto mulheres que conhecem tais sutilezas - ainda mais se supreender o outro (a) com inesperadas delicadezas e/ou surpresas! Hum...


Eu sou da seguinte opinião em se tratando de comemorações e eventos especiais, se não puder servir e beber os de boa qualidade, é melhor não fazê-lo! Os franceses são realmente os melhores, seguidos dos espumantes espanhóis e italianos.

Já os nossos brasileiros não deixam nada a desejar e custam bem menos, é uma questão de experimentar e adequar-se ao paladar. Toque: não misture sabores em uma mesma festa/comemoração, sempre sirva a mesma marca e veja se será servido os secos, os doces etc.



Posso abrir "estourando"?

Ao meu ver isso só fica bacana no Podium da Fórmula 1 com direito ao banho de espuma ou então na areia da praia em pleno Reveillon, que claro, você não vá todo melado e manchado para uma linda festa de Ano Novo depois.

É muito mais fino, educado e charmoso socialmente, abrir a garrafa de forma discreta!


E para não estourá-la o que fazer? Outro toque é: incline a garrafa, girando-a, e não girando a rolha, e caso a espume transborde é porque a bebida não estava suficientemente gelada: não confundam champanhe com chope onde se usa o colarinho, portanto incline também a taça ao servir, pois evita a "espuma efeito colarinho de chope", nada elegante!

Mas como conhecer um bom espumante? 


Será sempre um bom espumante aquele com mais "perlage" - este é o nome que se dá às bolhinhas da bebida!

Portanto, não sirva o espumante em taças largas e baixas pois elas deixam escapar o perlage muito rápido sendo mais adequadas as taças longas, as conhecidas "flûtes". Mas por favor, elas sempre devem ser de vidro ou cristal, PLÁSTICO NEM PENSAR!!!



Para escolher um bom espumante, também vale a boa leitura do rótulo: se estiver escrito "millesimé", quer dizer que é um vinho ainda mais maturado e portanto melhor.

Algumas marcas apresentam coloração rosada, outras têm um dourado mais forte; alguns são mais secos, outros mais doces. Dica: os secos geralmente podem ser bebidas com tudo, do aperitivo até a sobremesa, e os mais doces são mais adequados para acompanhar frutas e doces.


Os campeões dos campeões:

- Dom Périgon
- Veuve Clicquot
- Moet Chandon
- Pol Roger (francês)

Os que não deixam nada a desejar:

- Comte d´Ormont Brut (espumante francês)

Alguns italianos:

- Franciacorta
- Rústico
- Anella e Casa Bianca
- Sacchetto
- Tosti

Alguns Nacionais:

- Chandon Excellence
- Chandon Passion (excelente para ser saboreado com doces)

Mas na verdade, o que importa no fundo, é o espirito com que se brinda, a alegria, a vibração! Se não tiver estes "detalhes" do que vale um brinde?

Mas confesso, nada melhor do que uma tarde com as amigas, à beira da piscina ou em um almocinho para colocar o papo em dia, saboreando um legítimo Veuve Clicquot! Que tal amigas?



Não sou "expertise" neste assunto, mas acho que deu para elucidar alguma coisa, não?
Um grande beijo e até a próxima,

Amanda Accioli Salusse



Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.