TOQUES E RETOQUES: Alguns gestos a serem evitados em um almoço de negócios...
...ou com pessoas que não se tenha tanta intimidade!
No caso da mulher, pode retocar pó e batom na mesa?
Muito deselegante passar batom ou retocar o pó à mesa, afinal são gestos muito considerados muito íntimos e ninguém de sua relação de trabalho é obrigado a compartilhá-lo com você, ok? Use o banheiro para isso. Porém, eu adoro o conselho que o Fábio Arruda dá em seu livro "Chique e Útil": "Concordo com a impecável Carmem Mayrink veiga: o batom pode e deve ser retocado à mesa, logo após a sobremesa", e não precisa todas as vezes que parar de comer a salada, prato principal, etc, basta ser após a sobremesa ou cafézinho, afinal como ele mesmo escreve: "É muito mais agradável do que ter que dividir a mesa com uma moça de lábios meio pintados, meio carcomidos, meio borrados, tipo tela impressionista".
Adoro as tiradas certeiras do Fábio Arruda!
Em resumo, a etiqueta diz que não, e para o uso do pó é NÃO MESMO!Mas quanto ao uso do batom fico com o Fábio: pode e deve, após sobremesa ou o cafézinho se for seu último consumoà mesa!
Uso de guardanapos
O guardanapo na gola tipo "babador" pode ser usado sim, mas APENAS se estiver em uma cantina italiana e seu pedido for com muito molho tipo ao sugo (ou se a pessoa necessita pois tem seus movimentos limitados por alguma doença e suja-se com facilidade na hora da alimentação).
Mas penso também...já que é um almoço entre pessoas não íntimas, arriascar para quê? Peça uma massa que você não tenha que se preocupar com a roupa, tipo nhoque ao molho branco etc (lembre: espaguetes e afins, e molho vermelho você sempre correrá o risco de respingar pela roupa toda).
O guardanapo de pano vai aberto no colo e os de papel ficam sobre a mesa durante a refeição.
CELULAR
Hoje os celulares são verdadeiros computadores e às vezes o vício ou mesmo o trabalho corrido faz com que além de esperar e checar ligação, o faça com mensagens de e-mails e até torpedos. Não faça isso! E nada de deixar no "vibracall" e ficar espiando pelo visor quem está ligando, afinal a prioridade TOTAL é da pessoa que está ali com você, pessoalmente, e que talvez tenha até agendado há muito tempo este encontro.
Pedir ou não sobremesa
Acho que depende: se a refeição já dura mais de 1 hora e meia, e de repente todos tiverem comido uma entrada demorada, espere um sinal do anfitrião para fazê-lo: se elepedir, peça sem medo, caso seja de sua vontade, caso contrário passe direto ao cafézinho.
Falaremos mais em outros textos, mas lembre-se: em qualquer ocasião à mesa, se teve dúvidas, siga o anfitrião, seus gestos e atitudes! A não ser que ele seja o Deputado Tiririca, aí tome cuidado ao imitá-lo ok?
Beijos e até o próximo "Toques e Retoques!
Amanda Accioli Salusse
Nenhum comentário
Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você: