Em semana de BRUNCH no Amandica Indica, vamos falar um pouco sobre o que é um brunch?



Em semana de um brunch tão falado que é o que vai acontecer amanhã, dia 07/12 no salão http://www.persil-co.com.br/,  realizado por mim para o meu querido amigo e parceiro Paulo Persil, o “Mago das Noivas” poder receber proprietários de blogs, blosites e sites importantes em vários segmentos na área de festas e casamentos principalmente, achei importante esclarecer o que vem ser um brunch, pois muitos não sabem, e nem são obrigados à saber, já que é um costume americano, mas que eu adoro e acho chiquérrimo!


Então vamos lá: “Brunch” em inglês é uma junção de breakfest (café da manhã) e lunch (almoço), ou seja, é uma refeição de múltipla escolha servida em festas ou ocasiões que começam de manhã e se estendem até a tarde, assim como será nosso encontro fechado amanhã, que começará às 11h e irá adentrar o começo da tarde, já que somos tantos empreendedores maravilhosos na área de casamentos, e teremos muito o que conversar e trocar idéias certo?


A moda chegou ao Brasil na década de 80 e se tornou popular em casamentos logo depois, como uma forma elegante e também mais econômica de receber seus convidados. Porém, devo ressaltar que o brunch pode ser servido em várias ocasiões: além dos casamentos, batizados, aniversários, bodas, encontra entre amigos (as) sem motivo algum aparente, enfim...basta querer comemorar com um brunch e você poderá usufruir deste modismo americano com muitas guloseimas e com criatividade, a tendência das apresentações dos brunchs serem cada vez mais bonitas e sofisticadas!


A grande dúvida é: O que servir no Brunch? Afinal brasileiros tem outros costumes no quesito (café da manhã e almoço) que os americanos...


Hoje em dia temos uma variedades de coisas deliciosas e lindas para servir, porém o brunch deve incluir opções de um café da manhã (como frutas, tortas, queijos, croissants, pãezinhos, geléias, patês, leite, achocolatado em pó, sucos, café, chá) e opções do almoço (como quiches, crepes, tortas, saladas, patês, queijos, ovos em suas váriedades pois servem no café e em almoço como os ovos mexidos, frutas, sobremesas). Pode ser incluído espumante ou vinho branco, mas como bebida alcólica é o máximo que se deve servir, pois não combina com o horário e com tudo o que é servido.


Sendo um casamento, o bolo também deve ser incluído. Por exemplo, no Brunch de um casamento americano, os casais às vezes costumam optar por um tipo de bolo mais leve como de cenoura, laranja, limão, e hoje é muito usual aquele bolo feito de andares de cupcakes, que além de lindo, é leve e inovador. Brunch combina muito com cupcake e podem ser servidos com os ítens de café da manhã, simplesmente um luxo!

AmanDICA: vejam a lista de INDICADOS aqui do site na parte de Bolos, Doces, Cupcakes, vocês vão encontrar coisas maravilhosas, uma loucuraaaaaaaaa!


Tudo vai depender dos gostos dos anfitriões, pois há alguns que servem mousses salgadas, suflês de queijo, sanduíches, folhados, cheesecake, salgadinhos, amanteigados, waffles, fritadas, canapés, panquecas e, até mesmo, prato principal. Portanto, o menu do brunch é escolhido de acordo com o que o buffet oferece e com o gosto dos noivos.

Outra dúvida dos brasileiros: qual horário se serve o brunch?

O brunch fica entre o tempo do café e do almoço, servido entre 10 e 14 horas, podendo vairiar um pouco também de acordo com o gosto e vontade de quem o serve.


Assim, em casamentos que ocorram pela manhã e que vão estender até o horário do almoço, início da tarde, o mais correto é que se inicie às 10h.

E como servir o Brunch?

O mais comum é que se sirva em estilo “buffet”, ou melhor, os convidados podem ser servidos por garçom, ou o Brunch coquetel que os convidados podem desfrutar de alguns drinques e petiscar as coisas. Pode também ocorrer uma combinação dessas duas modalidades, sendo que etse último não é muito visto aqui no Brasil.


Mas o mais recomendado por aqui é o sistema “buffet” onde as pessoas possam ter a liberdade de se servir quando quiserem, e que tenha também o apoio de garçons que sirvam as pessoas que não querem ou não possam se levantar (idosos, incapazes, crianças muito pequenas etc).

Há que ter mesa para todos no Brunch?

No caso de um brunch para uma ocasião mais especial, como um casamento, eu acredito que sim, deve ter mesa para todos os convidados, ao contrário de outros tipos de recepções de casamento, como festas, e recepção com bolo e champagne.


Apeasr do brunch ser um tipo de recepção mais informal, para casamentos deve haver lugares para todos se sentarem, e acredito que na maioria dos bruchs é o ideal, mais chique e elegante.

Já onde eles devem acontecer, eu sugiro que sejam lugares mais descontraídos, com clima arejado e delicado. Locais abertos, sítios, espaço para eventos em geral, restaurantes, hotéis e, até mesmo, na sua própria casa, se couber esse tipo de celebração, ficará muito chique e íntimo – será uma recepção e tanto! Mas tudo isso vai depender da finalidade do brunch.


Vantagens do brunch para quem irá se casar, ou irá receber para um batizado, comemoração de bodas etc.

O custo é a grande vantagem do brunch e também o tempo mais curto de duração que outras recepções, podendo o casal ir viajar direto no mesmo dia para a Lua de Mel. O brunch no casamento não chega a ser uma recepção de casamento tão simples como o “bolo com champagne”, pois o acolhimento dos convidados por parte dos noivos é muito maior (ao contrário de uma festa, por exemplo).


O brunch para muitos ainda é uma novidade, e organiza-lo para um casamento requer as seguintes condições: as xícaras e as colheres de café já estarão nas mesas assim como o açúcar e o adoçante. Os talheres, pratos e copos estarão em uma mesa onde haverá mais xícaras para os convidados se servirem de outra bebida, se assim desejarem (este é o habitual dos brunchs formais).

Algumas dicas para o ser brunch ser econômico, charmoso e um sucesso!

1. Qualquer pessoa poderá organizar o seu, encomendando todos os alimentos numa padaria de qualidade, ou se você tiver o “dom da cozinha”, digo, de cozinhar, e ainda tenha uma família com tias, avós e mãe que também seguiram pelo mesmo camainho, sempre fazendo quitutes nas festas de família, poderá reuni-las e fazer algo íntimo e precioso, por exemplo no batizado de uma criança da família etc;


2. Já as padarias grandes possuem ótimas opções de tortas doces e salgadas, pães variados, frios, bolos, etc. O restante dos itens como, geléia, requeijão etc., podem ser providenciado no supermercado, mas muitas padarias hoje também possuem todos estes itens, pois são verdadeiros mini supermercados;

3. Nunca se esqueça de calcular, com sobra, os itens a serem comprados, para não faltar nada durante a festa, pois isso é muito feito. Se preferir contratar um buffet, mesmo assim será mais econômico pelos itens servidos por eles, além da comodidade e tranquilidade que eles trazem para quem os contrata e para os convidados;


4. No brunch, os próprios convidados se servem, ou seja, não é preciso contratar muitos garçons. Porém não os dispense de forma alguma, apenas pode-se contratar uma quantidade menor pela informalidade da ocasião;

5. Devido ao horário e ao cardápio você ecomizará nas bebidas também, pois o horário permite a dispensa de bebidas que pesam no orçamento, ou seja, as bebidas alcólicas. Porém, se fizer questão de servir algo alcólico, um espumante ou um vinho é suficiente. Cerveja? Nem pensar, mesmo em pleno verão!!!


6. Se você optar por ter mesas para todos os convidados (pois você pode mesclar com mesas, lounges etc), não se esqueça que a decoração das mesas deve ser bem delicada, já que o horário não permite arranjos exagerados (eu sugiro mesa para todos sempre, mesmo tendo outras opções: você até pode ter alguns pequenos lounges, mas as mesas e cadeiras para todos é de extrema educação - significa que você pensou em seus convidados).

7. Pense na possibilidade de realizar um brunch em um hotel da sua cidade, afinal eles possuem toda a infra-estrutura necessária para fazê-lo, e no caso de casamentos, se houver convidados de longe, de outras cidades, poderão se hospedar por lá mesmo. Só não vale escolher um dos hotéis mais caros e requintados e deixar a hospedagem a cargo de seus convidados. Se optou por algo mais econômico como o brunch, escolha um hotel de acordo: bonito, charmoso e elegante, sem ser caro – pode ter certeza que eles existem ok?


8. O brunch servido no hotel, você garantirá mesas para todos os seus convidados, e eles mesmos podem se servir, já possuindo os garçons e empregados necessarios para repor os alimentos e recolher as louças, pois já estão habituados a este tipo de serviço e organização.

Quais outras dicas para um brunch de sucesso???

Dependendo do espaço, pode ser escolhida música ambiente, um pequeno conjunto ou um cantor para criar um ambiente íntimo e aconchegante (nada de nada ou DJ de balada, o intuito de um brunch não é este!!!).

Porém, o brunch não se limita a hotéis e buffets como os que descrevi acima, há outros lugares em que se pode servir um brunch e fazer uma comemoração e tudo ficar muito charmoso, chique e elegante como as casas de chá, hotéis-fazenda, sítios ou chácaras, pois dão um ambiente mais calmo, relaxante e descontraído para a festa!


Como escrevi, a decoração deve ser mais singela, mas se quiser utilizar uma decoração rústica no seu brunch, procure fazer uma experiência em casa arrumando uma mesa de café decorando-a como você gostaria na festa, antes de aplicar a idéia em si, pois isso vai depender do local onde ele será realizado; acredito que uma decoração rústica ficaria muito bem em um casa antiga (seja ela de família, uma casa de chá em estilo colonial etc), ou em um sítio/fazenda, sendo assim, irá arrasar!

O brunch também pode ser uma ótima opção para recepcionar após o casamento civil apenas e não para o casamento todo como sugeri acima (isso se o orçamento lhe permitir é claro).


Sugiro que, no caso de um casamento civil seguido por um brunch, ou até mesmo para o casamento inteiro a ser realizado, que a noiva use vestido curto, daqueles estilo “pin ups” que já mostrei em uma matéria aqui no site (procurem por “pin up” e leiam a matéria), acho que tem tudo a ver com a aocasião. A vantagem de um vestido com esse comprimento é que pode ser bem aproveitado depois no dia-dia.

E para finalizar, acho que um brunch seria muito elegante para comemorar a união estável em cartório de um casal homoafetivo: lindo, chique e elegante, como todo casal quer e deve ser!

Sweetest Brunch!

Espero que tenham gostado das dicas, e se você já fez algum tipo de brunch ou casou-se comemorando-o com um vrunch delicioso e elegante, envie seu relato com fotos para mim, vou adorar ver e saborear tudo com os olhos, principalmente a alegria envolvida em um momento tão especial!


Um grande beijo e até a próxima AmanDICAS!

Amanda Accioli Salusse
www.twitter.com/Amandica_Indica

Nosso brunch de amanhã!!!


Tenho certeza que será um sucesso com a parceria de todos!

Algumas notícias sobre o nosso brunch:

http://pepperwedding.blogspot.com/2010/11/brunch-de-natal-paulo-persil-amandica.html
http://gsdoces.blogspot.com/2010/12/brunch-com-macarons.html
http://lucianadagosto.blogspot.com/2010/11/brunch-com-paulo-persil-o-mago-das.html

http://sonharecasar.blogspot.com/2010/11/brunch-com-blogueiros-e-paulo-persil.html

http://nandomenezess.blogspot.com/2010/12/brunch-com-o-mago-das-noivas-paulo.html

http://cadeotempo.zip.net/arch2010-11-07_2010-11-13.html (matéria de 09/11)

http://www.revistacasamento.com.br/cms/?p=3791

http://fitconsultoriadeimagem.wordpress.com/2010/12/06/fit-brunch-com-o-mago-das-noivas/

http://lsdesignstudio.blogspot.com/2010/10/blogs-e-sites-fechados-para-o-brunch.html
http://criz-motherofthebride.blogspot.com/2010/11/paulo-persil-e-amanda-accioli-convidam.html

http://lucianadagosto.blogspot.com/2010/11/embalando-sonhos.html
http://gabrielapresente.blogspot.com/2010/11/brunch-com-paulo-persil-e-amanda.html
http://gleycepersil.blogspot.com/2010/12/acontece-nesta-terca-feira-7-de.html




5 comentários:

  1. Amanda,
    Parabéns pela iniciativa do Brunch de amanhã e por mais esta "amanDICA"vc é um amor! Cris

    ResponderExcluir
  2. Aaaaaaaaaaaaaamei essa dica.
    Era justamente o que eu estava querendo fazer no meu casorio, mas nao tinha a menor ideia de por onde começar....
    Amei Amei
    Como sempre, dicas preciosissimas!
    Obrigada
    Beeeejao

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!!
    Estava tudo lindo!!!
    Adorei participar!
    BJ

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez, parabéns!!!!
    Foi um sucesso!!!
    bj

    ResponderExcluir
  5. Amei essa matéria.....Tudo perfeito.

    ResponderExcluir

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.