Vai casar na praia? Dicas e inspirações que vão lhe ajudar!



Até bem pouco tempo atrás, quem anunciava que se casaria na praia, já estava implícito que o casamento seria muito simples, seria algo improvisado entre amigos, até mesmo um luau; porém as coisas mudaram nos últimos anos e hoje casar-se na praia é sinônimo de charme, beleza e cenário exuberante, chegando muitos deles a serem extremamente requintados.


Ele pode acontecer na casa de praia da família dos noivos dando um ar mais intimista, mas não mesmo sofisticado; podem ser realizados em hoteis e resorts, que na maioria das vezes é fechado naquele fim de semana do casamento para receber os convidados dos noivos como hóspedes também, entre outras possibilidades.


Lembrem-se que, se seu sonho é se casar na praia escolha a baixa temporada para isso, pois na alta temporada, no verão, tudo fica muito mais cheio, mais caro, dificilmente encontram-se vagas e hotéis que toprem fazer uma pacote bacana para o casamento já que as estadias na alta temporada são bem mais caras e eles vivem lotados de clientes/hóspedes; assim  aconselho entre os meses de maio onde temos o chamado "veranico", um verão mais ameno e não temos mais aquelas chuvas torrenciais que começam em janeiro e vão até março, e de setembro até começo de novembro também é uma excelente época.


Hoje, os noivos que se casam na praia não precisam "importar" tudo da Capital, há vários serviços e execelentes por sinal, nos locais das praia, fornecedores e prestadores de serviços preparados para atender à esta demanda crescente de casamentos na praia.

 Minha linda amiga Karyna Pugliesi (desde os eventos há mais de dez anos atrás né nega???) se preparando para casar....na praia...tudo paradisíaco! Linda!

Eis o lindo casal de amigos Karyna Pugliesi e Thiago Ferrão (Ibrasurf) que casaram-se no
litoral norte! Ela ainda vai escrever um relato deste dia para meu site, né Ká??? Vou ficar esperando!

Ela estava exuberante - os dois são surfistas!

A 1a etapa é escolher onde será realizado o casamento e se haverá cerimônia civil e religiosa: será na casa da família e lá há espaço para receber todos? Será em uma pousada/hotel? Possui toda a infra estrutura para va realização do casamento? Será que existe espaço para que, se os noivos desejarem, possam montar uma tenda? O hotel/pousada deixa cobrir a piscina para virar uma pista de dança caso necessite? Descubram as condições climáticas daquela praia, se costuma ventar muito naquela região etc


2a etapa são todas aquelas já conhecidas de anteriores posts: quantos convidados, se irão passar o dia ou irão todos dormir na pousada (já que muitos vem de longe e é cansativo ir e voltar no mesmo dia), quem pagará as hospedagens, horário da cerimônia religiosa e quem a realizará (será no local ou em alguma igrejinha/capela daquela praia?), enfim são detalhes que precisam ser decididos logo no início para que se possa dar andamento no restante do projeto do casamento.

3a etapa, ou se não, está empatada com a 1a etapa de tão importante que ela é, é contratar uma assessoria de casamento que possa viabilizar este sonho, pois em sendo um casamento em outro lugar, outra cidade, haverá necessidade de ir até o local algumas vezes, apesar que a maioria dos contatos será realizado via e-mail ou telefone.


Como você não conhecerá os serviços dos foreneedores da região, peça sim amostras, degustação etc! Claro que, em sendo forneecedores da região sairá mais em conta as contratações pois tudo o que vier de sua cidade será mais dispendioso, mas tente conhecer bem o trabalho deles antes e tentar conversar com pessos que já fizeram algum evento com eles ok?


Os noivos podem optar em casar-se com pé na areia, o que é extremamente descontraído e belíssimo o cenário, cheio de emoções que só a praia em si pode passar para os noivos e os convidados e também pode optar, como já descrevi em casar-se em uma pusada ou hotel à beira mar o que é mais requintado.


Não deixe de verificar o acesso, afinal podem haver idosos indo ao seu casamento ou convidados com problemas de mobilidade e se assim for, a areia pode ser um grande obstáculo para eles. Assim, considere ter a cerimônia dentro do hotel/pousada ou em um píer da praia escolhida. Dessa forma convidados que não podem andar na areia são capazes de assistir a cerimônia confortavelmente sem sentir como se você tivesse que mudar todos os planos do seu casamento por causa deles - evite constragimentos! Se atente também ao estacionamento para seus convidados, caso a cerimônia e festa não seja no hotel/pousada, que geralmente possuem vagas de carros, mas dependendo da quantidade de convidados, isso terá que ser revisto e adequado.


Qual o melhor horário??? A minha sugestão seria realizar um casamento de manhã, digamos 9h ou 10h e em seguida programar a sua recepção com um café da manhã ou brunch. Como casamentos na praia são geralmente menos formais, este tipo de recepção é bastante adequado. É também algo para diferenciar o seu casamento de outros, e torná-lo um que todos vão lembrar. Também indico as cerimônias no final de tarde, entre 17h e 17:30h, ao cair do sol, quando o dia já se vai, pois o visual para todos e para as fotos é maravilhoso, e em seguida servir um jantar mais descontraído com finger-food, "comidinhas", ou se o local for adequado, até mesmo com um jantar servido na forma de buffet.


Muitos noivos sonham com um casamento na praia, tendo como pano de fundo um belo pôr-do-sol e é realmente este momento uma excelente idéia para o casamento. A esta hora os banhistas já estão voltando para as casas e hoteías, deixando a praia com mais privacidade. Se desejam fotografias com o pôr-do-sol e fundo, não se esqueçam de referir isso ao fotógrafo. E como escrevi acima, as manhãs também são muito agradáveis. A esta hora as praias também estão menos povoadas. A hora para a fotografia é excelente, e é o clima mais fresco do dia.


Seria elegante que a cerimônia e a recepção não ficassem  a menos de 15 minutos de carro, caso não sejam realizadas no mesmo local, afinal nem todos os seus convidados são  familiarizados com a área. Outra opção para realização do casamento na praia, é uma recepção do seu casamento na praia, escolher um café bem bacana com um espaço jovem e animado, ou um restaurante que esteja perto da praia, ou, melhor ainda, tenha vista para a praia, pois isso pode ajudar com o tema para a decoração: mesas com decorações populares de praia incluem conchas, areia e até mesmo peixinhos nadando em tigelas - a imaginação é o limite, e claro, o bolso também!

Como a praia apela para uma aparência mais casual, evite os tecidos pesados, como o tafetá e seda duquesa quando selecionar seu vestido. O chiffon é uma escolha popular, em um estilo, simples, como pescoço alto ou um vestido sem alças. Ter o seu vestido com comprimento cocktail (entre o joelho e o tornozelo) também irá evitar que a base fique suja e cheia de areia. Para os rapazes, uma bela camisa de linho e um bom par de calças pretas ou neutras irá complementar o estilo descontraído. Eu, particularmente, mandaria vir um lindíssimo vestido da Charo Ruiz (Ibiza-Espanha) ou copiaria seus estilos, pois são simplesmente maravilhosos (leiam estsa minhas matérias com alguns de seus vestidos: http://www.amandicaindica.com.br/2010/09/charo-ruiz-diretamente-de-ibiza-para-as.html e também http://www.amandicaindica.com.br/2010/09/relato-real-de-uma-belissima-noiva.html.


Para a decoração, as flores de praia mais populares são Jasmim-manga e Lírios Orientais, uma vez que complementam bem o local e podem se misturar com o branco ou se destacar em tons como a rosa, amarelo ou mesmo laranja. É melhor discutir isso com antecedência com o seu florista, uma vez que é possível que as flores que você deseja podem não estar disponível na época do ano em que você necessitar. Outra opção são as flores de seda, pois elas não vão perder a força e podem ser mantida por toda a vida sem os pesados custos da preservação do buquê - mas tudo isso vai depender da vontade e o gosto dos noivos e também das peculiaridades do local.


Já com relação às músicas, devido ao ruído natural do mar caso a cerimônia seja bem perto do mar e a festa também, deve considerar-se usar instrumentos com notas altas, mas que não abafem o som do oceano. O violino, a flauta, o saxofone, uma harpa, um violoncelo ou uma guitarra são escolhas bem-sucedidas neste tipo de casamento ao ar livre.


E sempre se atentar se há necessidade naquela praia de alguma licença especial para sua realização da cerimônia e/ou da festa na praia, horário de barulhos entre pousadas (que geralmente são umas perto das outras) entre outros detalhes para que não haja surpresas no seu grande dia!

Ah...hoje eu casaria na praia sem dúvida! Com direito a decoração de pranchas fincadas na área misturado com um estilo chique, hum...cada idéia na cabeça da Amandica!


Não se esqueçam que estas dicas valem também para os casais que procuram renovar os votos matrimoniais entre amigos e parentes em alguma data comemorativa como 5, 10 anos de casados (Bodas), ou mesmo para comemoração de Bodas somente à dois, como eu fiz aos 3 anos de casados, grávida de 28 semanas da minha filha Sofia, na praia de Camburi na http://www.villacamboa.com.br/, na época teve um significado muito importante. Fotos e relato no link:

Este foi o céu que Camburi "nos deu" após a cerimônia...choveu demais e o ensaio na praia durante a tarde não pôde ser feito!

Espero que este texto tenha ajudado a quem procura dicas para se casar na praia!

Qualquer dúvida escrevam-me,

Beijos

Amandica Accioli Salusse

PS: todos os meus indicados estão aptos a lhe ajudar com os preparativos e a produção do seu grande dia na praia! Façam seus orçamentos!
























Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.