"Convites de Casamento Vintage" e algumas curiosidades sobre convites!
Já se escreveu muito sobre "casamentos vintage", "noivas vintage", mas e o restante? O "vintage" no caso deve acompanhar a "história" da festa, e tudo começa com o CONVITE!
Sim, o CONVITE tem uma função bem específica: deve conter a mensagem de quem convida para o evento, em determinado local, determinado horário, muitas vezes indicando o traje, e agora, mais usualmente do que nunca, pedidos de confirmação, recusa (sim, recusa, e irei explicar melhor), fazer o favor de entregar para alguém, e muitas contém siglas que vamos tentar decifrar algumas aqui para vocês, e isso serve para todos os tipos de convites, não só os em estilo "vintage" ok?!
O convite representa a primeira impressão, o primeiro impacto sobre o evento do qual a pessoa está sendo convidada, e por isso como ele se apresentar, tamanho, tipo de papel e tipo de envelope que o lacre, letra (tipografia), endereçado caligrafado ou não, tudo isso, demonstrará, de certa forma, se seu evento, no caso seu casamento, se será formal ou não, entre outras particularidas! Sim, o conviet traz em seu "corpo" mesmo sem dizer em palavras, todas estas informações, por isso devemos ter muito cuidado e carinho ao escolhê-lo!
O costume de enviar os convites do casamento tem uma longa história e podemos traçar o seu caminho, suas raízes na era da meia-idade, mas a popularidade dos convites do casamento, aumentou apenas no século XVII até o século XIX. Pessoas de classes sociais mais baixas eram muito pobres e sem instrução para escrever e ler e assim que o convite para um casamento era emitido em voz alta, verbalizados ouentão fazia-se um perfeito boca-a-boca com as palavras espalhando o convite entre os familiares mais próximos.
Já os membros da alta sociedade e "royalties" divertiam-se com a parte rica e opulenta e, geralmente, um casamento era celebrado com pompa e era anunciado com a ajuda dos convites de casamento fechados em um envelope duplo, até atingir o seu principal destino, já que eram levados por mensageiros, enfrentavam até mesmo dias e dias de viagem até chegar ao seu destino final. Basicamente, este método de envio e convites foi exclusivamente praticado por membros da aristocracia, especialmente os franceses e os ingleses.
No início do século XX, esse costume foi adotado por pessoas de todas as classes sociais porquê a educação já não parecia ser um problema importante e muito mais pessoas tinham alcance à ela e já sabiam ler ee scrver; mesmo as pessoas que ainda eram pobres demais para comprar e enviar os convites do casamento atraés de mensageiros etc, surgiu um novo método de "transporte" para se fazer o convite para o casamento de um casal, e foi o anúncio do casamento em um jornal local ou nacional.
O design do convite de casamento vintage, de volta ao começo, era simples e as informações básicas sobre o casamento eram escritas à mão em um cartão branco com um brasão da família adicionados ou um brasão de armas. Hoje em dia os convites de casamento simples ainda têm seus adeptos, mas a caligrafia de mão é um método caro por isso são mais baratas técnicas de impressão, tais como a termografia, que foram inventadas para tornar a produção em massa de convite mais rápido e fácil, porém acredito que nem tão elegante como a caligrafia.
Termografia, embora seja barato, não é mesmo elegante, e em casos de casamentos tradicionais e "com pompas" a melhor alternativa é a caligrafia. O design dos convites de casamento tem que fazer muita coisa com o tema selecionado do casamento, que se tornou cada vez mais popular nas últimas décadas.
Para um casamento clássico, você tem a opção de escolher os convites do casamento com um design vintage.
Em vários sites da Internet de fabricantes de convites lhe dará a possibilidade de visualizar inúmeras amostras de convites de casamento modelos vintage que estarão disponíveis para venda. A variedade de convites padrões vintage é avassaladora: as possibilidades de combinação de cores, formas, tamanhos, estilos de texto, convites temáticos, etc... Você sempre pode usar estas amostras como fonte de inspiração e fazer você mesmo se você estiver confiante o suficiente em suas habilidades artísticas e destreza, pois um convite de casamento vintage pode ser até mesmo todo ele escrito à mão, mas nesta caso todos deverão ser feitos da mesma forma, e haja paciência não???
O texto dos convites para o casamento é provavelmente mais importante do que o projeto do estilo, da apresentação do convite, por isso, a melhor sugestão é ler novamente as informações escritas em cada convite, com novos olhos, para detectar esses erros.
A etiqueta normalmente exige o uso de uma linguagem formal para a emissão dos convites de casamento, mas uma alternativa moderna e menos rigorosa é o uso de um estilo de texto não-tradicionais. Isso significa que você tem a possibilidade de usar suas próprias palavras para se expressar no convite de casamento e acrescentar outros detalhes informativos que você achar necessário para que seus convidados saibam e estejam confiantes para que tipo de casamento estão sendo convidados.
O fato é, que os convites devem conter informações sobre o local do casamento, o endereço, alguns sinais de direção ou de um mapa impresso, a hora e a data, o nome do futuro casal casado e o nome dos anfitriões do casamento. Normalmente, as informações sobre a cerimônia de casamento e a recepção do casamento está escrito no mesmo convite ou em convites separados, especialmente quando a recepção se seguirá a cerimônia, mas em um local diferente em uma hora específica ou até mesmo em outra data, mas o que não é usual em nosso país.
Uma cuiriosidade de alguns convites vintages ou mesmo os comuns, é que é muito usual nos Estados Unidos e na Europa o modelo de convite em duas faces: ele é dobrado ao meio, na vertical, onde a família da noiva convida em uma das faces, e na outra, a família do noivo. Mas isso também não é usual em nosso país.
É normal e penso que hoje em dia imprescindível o uso do RSVP (da expressão francesa "Répondez s´il vous plaît" = Responda por favor) e isso solicita a confirmação de sua presença, o que pode vir escrito sobre o mesmo cartão do convite do casamento ou em um separado, com um telefone específico para fazer tal confirmação ou como hoje em dia está sendo muito usual, o endereço de e-mail; caso não queira usar tais siglas, é perfeitamente aceitável mesmo em convites vintages que se use a expressão em portuguê como: "Pede-se a confirmação de prenseça" e aí o endereço ou e-mail.
Nos convites de casamento, não vejo necessidade que seja colocado o tipo de traje que se deva usar, pois o correto é sempre o "passeio completo", com exceção quando se pede o uso específico do black-tie (ou rigor) e no caso de gala.
Expressões como "esporte fino", "esporte chique" ou o mais frequente como o uso do pedido de "traje social" serão também encontrados em convites hoje em dia, e vamos explicar em outro texto, mas repito: CONVITE DE CASAMENTO É DISPENSÁVEL O PEDIDO DO TIPO DE TRAJE, exceto no caso do balck-tie ou gala!!!
Já deve ser sabido que, quando chegar em sua mãos um convite de casamento, o traje que deverá ser usado é o "passeio completo" que muitas vezes aparece como "traje social" (mas não acho bacana usar esta expressão), aliás acho que nem deve aparecer nenhuma das duas expressões em seu covite, seja ele em estilo "vintage" ou não!
Os convites de casamento devem ser enviados para os convidados com um mínimo de seis semanas de antecedência em qualquer envelope, onde se colocará o convite envelopado no mesmo estilo, papel cartão do convite, mesmo se houver cartões separados para anunciar a cerimônia, recepção e RSVP, mas isso não quer dizer que possam usar os "vale empadas", que são aqueles convitinhos anexos no próprio convite, selecionando apenas alguns convidados para a recepção; vejam, é sempre mais elegante e não deixará uma parcela de seus convidados extremamente constrangidos ou chateados, se você diminuir a quantidade de convidados, mas que todos possam fazer parte da comemoração completa dos noivos - acho extremamente deselegante tais "vale-empadas".
E NUNCA, JAMAIS, coloque no convite qualquer menção a nome ou endereço das lojas nas quais foram feitas a lista de presentes, "é um absurdo querer comandar seus convidados" como já dito e escrito pelo expert em elegância Fábio Arruda.
Além do RSVP já explicado acima, existem uma forma muito interesante usada pelos americanos chamada "regrets only", o que poderia ser traduzido como "somente recusas" - há um número de telefone apenas para recusar a presença.
Outra curiosidade americana, mas esta acho de extremo bom gosto e praticidade, é enviar o convite com um cartão de confirmação de presença em anexo, que é enviado de volta para quem convida como forma de garantir maior rigor na confirmação! Vejam um modelo vintage assim abaixo (gosto muito apesar de não usual):
Se alguém for entregar o convite por você, usa-se a silga P.E.F que nada mais é do que "por especial favor", e neste caso , o nome vem logo abaixo, por exemplo, P.E.F. Amanda Accioli Salusse e no caso da entrega em mãos, diretamente à pessoa convidada, poderé usar a sigla E.M. ("em mãos") no envelope, sempre na lateral direita inferior.
Espero poder ter ajudado com algumas dicas para vocês, queridas noivas...
Um grande beijo,
Amandica Accioli Salusse
Amanda, querida, excelentes dicas.
ResponderExcluirAmei principalmente o RSVP,q era a minha principal duvida.