Nova colunista da Amandica Indica!: Dani Boiko Moreira Agente de Viagens - seja bem vinda!



É com muito prazer que iniciamos hoje nossa coluna de viagens no Amandica Indica! Dá gosto ver tanta dedicação, ver um trabalho ser realizado com tanto entusiasmo – é contagiante! Agradeço a Amanda, companheira de tantos anos, pelo convite, e mais uma vez parabenizo pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo.

Eu sou Dani Boiko Moreira, paulistana, Educadora por formação acadêmica e Agente de Viagens e Artesã, por paixão ao turismo e a arte. Sempre adorei escrever, principalmente sobre as minhas viagens, as minhas impressões de cada lugar.

E eu sempre digo que a viagem começa muito antes do dia da partida... pesquisar o destino, fazer um planejamento, trocar idéias, dicas e informações... tudo isso faz parte de um processo muito gostoso, mágico e interessante - é como se você já estivesse viajando mesmo antes de chegar ao lugar de destino.

Nada melhor do que começar descobrindo a origem da expressão lua de mel. E o mais curioso é que temos diversas versões, todas diferentes do que conhecemos hoje por lua de mel – a viagem logo após o casamento!

Da revista Super Interessante, a expressão “vem do inglês honeymoon. Na Irlanda, na Idade Média, os jovens recém-casados tinham o costume de tomar uma bebida fermentada chamada mead, composta de água, mel, malte, levedo, entre outros ingredientes. A poção deveria ser consumida durante um mês (ou uma lua). Por isso esse período passou a ser chamado de lua-de-mel.”

Da Wikipédia há diversas versões. “Uma delas é de que na Roma Antiga o povo espalhava gotas de mel na soleira da casa dos recém casados. Outra afirma que entre os povos germânicos era costume casar na lua nova, e os noivos levavam uma mistura de água e mel, denominada hidromel, para beber ao luar. A que reponta mais a antiguidade é de dois mil anos antes de Cristo - na Babilônia, o pai da noiva oferecia ao genro hidromel para ser consumida nos 30 dias imediatos ao casamento, quando os noivos comemoravam, só entre eles, a união matrimonial. Na época, a contagem dos dias era feita pelo calendário lunar, razão pela qual esse período de comemoração ficou conhecido como "lua-de-mel".

O fato é que, independente de todas estas versões sobre sua origem, hoje a lua de mel tem um significado único – é a celebração privada do casal logo após a união matrimonial.

Já ouvi muitas vezes questões como “qual lugar você indicaria para lua de mel?” – Sim, é possível indicar lugares e dissertar sobre o que cada região oferece – mas a minha resposta é em primeiro lugar uma outra pergunta: O que o casal busca? E não falo apenas no sentido financeiro, me refiro principalmente ao perfil do casal. Como gostam de viajar, o que esperam da viagem, o que estão dispostos a viver nestes dias. É impossível simplesmente indicar ou recomendar uma viagem sem saber quem vai viajar. Um resort all inclusive pode ser maravilhoso para alguém ou tedioso para um casal aventureiro. Este é um dos motivos que caracteriza o bom agente de viagens – ele não deve ser apenas um simples vendedor.

Meu objetivo aqui é apresentar lugares, curiosidades, dissertar sobre hotéis ou pousadas que de alguma forma se destacam em pacotes para lua de mel – sempre lembrando que não há nenhum vínculo comercial com os estabelecimentos ou seus municípios/estados. Expressarei aqui tão somente minha opinião pessoal, baseada em experiências adquiridas ao longo de minhas viagens, ou das minhas leituras (sempre citando as suas fontes) ou dos inúmeros cursos e atualizações que sempre busco participar.

Mas, além disso, gostaria de deixar aqui um canal aberto para que você, leitor, possa participar também: envie suas perguntas e curiosidades que elas serão selecionadas e respondidas aqui no Amandica Indica! Basta enviar e-mail para viagens@daniboikomoreira.com.br com o assunto PERGUNTA PARA AMANDICA INDICA!. O mesmo vale para questionamentos sobre lua de mel ou viagens com crianças. Teremos o maior prazer em responder.

E fiquem atentos, pois os leitores mais participativos concorrerão a brindes! Aguardamos a sua participação!

Um forte abraço e até a próxima!

Dani Boiko Moreira



Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.