"Bridesmaids" ou damas adultas...tanto faz...mas como é bom tê-las no nosso grande dia!
Lembro-me como se fosse hoje quando fiquei noiva em 20 de janeiro de 2004 e fui estudar o casamento em vários cantos do mundo...sim, porquê, geralmente quando você fica noiva de seu príncipe, geralmente vira uma noiva neurótica por tudo quanto é assunto que as envolva (as noivas, é claro!!!).
Assim, fui descobrir o que até então para mim era um mistério pois nunca tinha tido interesse pelo assunto: o que eram aquelas moças lindas todas vestidas iguais e levando também um bouquet de flores que seguiam a noiva nos casamentos norte-americanos ou europeus, pra cima e pra baixo, ajudando a noiva em tudo, parecendo ser suas melhores amigas?
Pois é...fui descobrir primeiro a tradução de "Bridesmaid" que no contexto atual é “Auxiliar da Noiva”, e sua origem vem da Europa de tempos remotos na idade média.
Na verdade, em outros países, elas são as madrinhas da noiva, que geralmente são as melhores amigas, pois não há tão solidificado esta tradição de casais de padrinhos do lado dos noivos e das noivas como há aqui no Brasil...e sim as" bridesmaids" são as madrinhas, as verdadeiras auxiliares para tudo que a noiva precise!
No Brasil as "bridesmaids", são damas adultas, normalmente elas entram atrás da noiva ou antes, segurando um mini-buque, uma vela ou até o véu da noiva, vai depender de como a noiva escolher a cerimônia! Nos demais países a figura das daminhas pequenas, geralmente crianças são as chamadas "flower girl".
No meu caso, fiquei apaixonada na época pela figura das "bridesmaids" e como meu altar com os casais de padrinhos tanto de um lado como do outro lotou, e eu ainda tinha 3 grandes amigas-irmãs que eu gostaria de dar um lugar de honra no meu grande dia, foi extraordinário ter conhecido um pouco da cultura dos casamentos de outros países, porquê acabei mesclando as culturas dentro do meu próprio casamento tendo 3 "bridesmaids" em meu lindo casamento! E além de tudo elas, minhas três amigas-irmãs, sendo uma delas minha prima-irmã, tinham os requistos essenciais de uma "bridemaid": eram minhas melhores amigas, "fiéis-escudeiras", adultas (aliás já tinham 30 ou mais) e eram ainda solteiras (pois "bridemaids" não podem ser casadas). Amei poder dar este lugar de destaque para elas, ficou lindo a entrada delas, depois das daminhas, do pajem e da violinista (eu quis que elas entrassem antes de mim no cortejo das damas), todo mundo amou!
Os vestidos das "bridesmaids" devem ser da mesma cor, ou cores parecidas, de preferência cores claras e pastéis - as minhas foram vestidas todas iguais em verde antigo, ficaram lindas! Não quer dizer que você não possa ousar e colocar cores fortes e chamativas nas "bridesmaides" como algumas das fotos - ficam lindas do mesmo jeito! Mas nunca se esqueça de ver se o modelo que você noiva escolher, vai favorecer o corpo de todas as suas damas adultas ok? E você noiva pode sim escolher os modelos e as cores dos vestidos.
Quem paga? Tradicionalmente, é a noiva que paga (isso nos demais países) e eu por uma questão de amizade resolvi pagar o vestido delas, porém isso não é mais obrigatório assim como acontece com as roupas das daminhas e pajens. Você pode conversar com suas amigas que terão este lugar de destaque e deixar por conta delas o pagamento como um "presente" para o seu grande dia, mas claro que se você puder não escolher algo muito caro, fora do comum tanto para o bolso como para o corpo de suas amigas, você será ainda mais amiga e querida, disso você pode ter certeza!
Geralmente são escolhidas as irmãs, melhores amigas, primas, etc, porém como eu disse não podem estar casadas (no máximo noivas).
Nos EUA, em especial, a "Bridesmaid" tem um papel fundamental para noiva, antes do casamento. O fato de ser convidada para ser uma "Bridesmaid" é um motivo de honra enorme, porque na verdade se está sendo convidada para fazer parte de um seleto grupo, que a noiva escolhe a dedo.
Se você foi convidada para ser "Bridesmaid", é importante que conheça algumas coisas que lhe podem ser confiadas pela noiva ou que, espontaneamente, podem ser oferecidas por você:
Antes do dia do casamento:
- Ajude a verificar os últimos detalhes dos preparativos do Buffet e Decoração.
- Procure participar (se possível) de todas as festas antes do casamento (ex: chá de cozinha).
- Prepare o "Kit emergência" para os noivos e convidados para o dia do casamento. Veja a lista do Kit no Guia de Casamento.
- Ofereça ajuda para cuidar das coisas da casa durante a lua-de-mel (isto é, a verificação da casa / apartamento, regar suas plantas, cuidar da correspondência, etc.).
- Ajude a verificar o endereçamento dos convites.
- Escolha seu vestido, sapatos e jóias de acordo com estilo da cerimônia, com a orientação da noiva.
- Presenteie os noivos no chá de cozinha, noivado e naturalmente no casamento.
- Quanto à lista de convidados, se necessário ajude no R.S.V.P avisando aqueles que não confirmaram presença, para que o façam, afim garantir o seu lugar para o grande dia.
Dia do casamento:
- Chegue cedo ao local da cerimônia.
- Se o casamento tiver uma assessora ou cerimonialista se ofereça para ajudar no que for necessário e estiver ao seu alcance.
- Ajude a verificar os últimos detalhes, minuciosamente.
- Ajude a noiva a se preparar.
- Se possível traga sua câmera a fim de fazer registros antes, durante e depois do casamento, para guardar aqueles momentos que nem sempre vão para o álbum de fotos do casamento.
- Ao se posicionar na entrada para a cerimônia, lembre-se de sorrir sempre!
- Esteja graciosa, solícita e disponível para todas as fotos.
- Se houver um jantar na recepção, sente onde lhe for indicado - mesmo que você possa querer se sentar com outros amigos.
- Ajude com o vestido e o véu da noiva.
- Durante a recepção, verifique o trabalho do Buffet (se há abundância da bebida e comida).
- Na hora da festa, dance e divirta-se.
Quando a noiva contrata uma assessora de casamento, geralmente ela é responsável pelas atribuições citadas acima, mas isso não impede que a "Bridesmaid" acompanhe todos os detalhes e ajude quando for necessário, e isso aconteceu comigo, apesar de estar sendo asessorada, elas me ajudaram no que puderem, sempre solícitas. Afinal, nesse dia tão importante para noiva, nada melhor do que ter por perto uma grande amiga em que se pode confiar!
Eu amei! Como foi bom tê-las em meu casamento! Vejas estas fotos abaixo, são do meu casamento e das minhas "bridesmaids" na igreja, na festa...uma pena que em 2005 o fotojornalismo ainda estava "fraquinho" e tive um álbum mais pra tradicional do que pra espontâneo! Mas segue para vocês amigas leitoras verem:
Um grande beijo e até a próxima!
Amandica!
Amandica!
Adorei o Blog !!!!!!
ResponderExcluirAbraço
Fran
Amanda acho bárbaro esta estória de bridesmaids que na verdade são as madrinhas da noiva.E a flower girl é a daminha .A gente tem amigas que às vezes estão solteiras ou enfim são elas as nossas queridas e não o par que está vinculado a elas no momento.O mesmo aconte com o bestman.Aos poucos estamos incorporando estes hábitos a nossa cultura que aliás são muito práticos e positivos.Além dissi mini casamnetos.casamentos de dia, na praia... Save the date!! rsssssss é amiga contanto que seja boa a idéia não importa né mes?????rssssss parabéns pelo blog!
ResponderExcluiradorei a matéria sobre bridesmaids pois com data marcada para Fevereiro e estava justamente procurando algo sobre elas! só tinha algumas dúvidas era sobre os noivinhos (daminha e pajem), a florista e a "Aia" não queria me desfazer deles e nem das brides,mas como vc disse q suas brides entraram depois deles fiquei mais tranquila em não precisar me desfazer de um deles!! outra dúvida q tenho é se eu colocar as "bridesmaids" mais padrinhos no altar não vai ficar muito cheio de gente no altar junto comigo? são 4 brides, 4 padrinhos meus e mais 4 padrinhos do meu noivo. E as bridesmaids tem que ser só solteiras? porque sou a filha mais nova de 5, então sou a última a casar e queria dar um lugarzinho especial para minhas 4 irmãs no dia do meu casamento, além do mais elas se enquadram perfeitamento no perfil de bridesmains!
ResponderExcluirpor favor responda p/ meu e-mail : michelles.rocha@hotmail.com
HOLÁ, ,EU NOME É JILL VOU ME CASAR EM MAIO DE 2011, E GOSTARIA DE TER MINHAS 4 SOBRINHAS COMO BRIDESMAID, UMA TEM 15, A OUTRA TEM 18, A OUTRA 21 E A OUTRA 22, MAS ELAS TEM O MESMO PERFIL E SÃO LINDAS, QUERIA QUE UMA LEVASSE AS ALINAÇAS, OUTRA UM BUQUE DE FLORES PARA AS MADRINHAS, MAS DAÍ SOBRAM AS OUTRAS DUAS O QUE DEVO FAZER COM ELAS??TENHO OUTRA DÚVIDA:
ResponderExcluirQUAL É O MOMENTO CERTO PRA ELAS ENTRAREM?
ACHO QUE VAI FICAR MUITO LINDO O MEU CASAMENTO COM A PRESENÇA DELAS, É UMA COISA MUITO DIFERENTE E QUASE NINGUEM FAZ ISSSO, EU TER UM DIFERENCIAL NO MEU CASAMENTO, PODE ME DAR A DICA ???
Oi flor tudo bem ?
ResponderExcluirAdoro suas dicas, sempre acompanho por aqui e pelo grupo no facebook, estou com duvida no caso das bridesmaids: Eu tenho dois casais de padrinhos para cada lado, uma daminha, um pajem, e agora estou querendo 4 bridesmaids, será que pode ? detalhe: uma delas vai estar casada no dia do meu casamento, vi no seu post que bridesmaids não podem ser casadas, por que ?
1000 beijos.
apartamentoecasamento.blogspot.com