“ALONGAMENTO TODOS OS DIAS” É A SUGESTÃO DA FISIOTERAPEUTA VANESSA MARQUES
Relaxamento muscular, menores chances de lesões, prevenção de dores e tensões, sem contar que dá mais flexibilidade, agilidade e elasticidade ao corpo. “Essas são algumas vantagens de praticar alongamento todos os dias ou sistematicamente, além de proporcionar maior consciência corporal e preparar o corpo para atividades físicas”, explica a fisioterapeuta Vanessa Marques.
De acordo com a especialista, os movimentos podem ser feitos diariamente, por mais de uma vez durante o dia. Ideal antes e depois de atividade física, ou também no ambiente de trabalho para evitar as lesões por esforço repetitivo (LER). Checar sempre se a postura está correta e, independente da parte do corpo que irá alongar, a sugestão é que se mantenha por pelo menos 30 segundos, para que se obtenha o resultado e efeito necessário. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves.
Vale destacar que como qualquer outra atividade, há também contra-indicação, segundo Vanessa:
· Quando algum bloqueio ósseo limita a mobilidade articular;
· Após fratura recente;
· Evidências de processo inflamatório ou infeccioso agudo dentro ou ao redor de articulações;
· Sempre que houver dor aguda com o movimento articular ou com o alongamento muscular;
· Hematoma ou outra indicação de trauma nos tecidos.
“ Os erros mais comuns do alongamento ocorrem por falta de orientação e conhecimento da técnica. Algumas pessoas forçam muito o movimento e prejudicam o músculo ao invés de promover um alongamento eficaz. O mau posicionamento também é um dos grandes vilões para uma execução correta da técnica. O tempo de alongamento também deve ser respeitado. Para a correção deste erros mais comuns o ideal é procurar um profissional especializado para que se tenha segurança para executar a técnica de uma forma correta”, finaliza a fisioterapeuta.
Sobre Vanessa Marques:
Fisioterapeuta especialista em Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Fisioterapia hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
· Mestranda em Obstetríca (UNIFESP)- Avaliação do assoalho pélvico em gestações múltiplas.
· Fisioterapeuta responsável pelo ambulatório de fisioterapia em gestação múltipla da Unifesp.
· Palestrante na empresa(Qualicorp) no programa de gestantes, no curso de Formação do Método Mais Vida Gestantes, e no Projeto Gestação Saudável.
· Mãe da Beatriz de 03 anos e da Lavínia de 12 anos.
Assessoria de imprensa- fotos e entrevistas:
11-2309-4144 | 9144-9663.
Nenhum comentário
Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você: