"Open House" e "Chá de Casa Nova": organização sem frescuras e divertida!

Open House é uma recepção, digamos, informal, onde o anfitrião (dono da casa) abre-a para receber seus amigos e poder curtir este momento descontraídamente!


Ele geralmente é feito em duas ocasiões:

1) Quando o casal vai morar junto e assim poderem chamar os familiares e amigos mais próximos para apresentar a nova casa e assim também ajudá-los com alguns ítens para a nova casa que serão colocados em listas de presentes! Neste caso também é chamado de "Chá de Casa Nova".


2) Ou quando o casal, após o casamento (cerimônia e/ou festa, ou mesmo só se casaram no civil) resolvem abrir as portas de sua casa para receber família e amigos também, que ainda não visitaram o novo lar.

No primeiro caso, não vejo necessidade de uma comunicação formal à sociedade sobre a decisão dos dois por exemplo, de "morar munto", "juntar as escovas de dentes", mas é claro que é sempre uma alegria, então vale sim fazer sim uma comemoração pela nova fase! Aliás, como meu lema sempre diz, "porque a vida é uma grande festa", não deixe de comemorar nada!


Foto Felicitá Festas

O ideal e correto também é receber a família e amigos na sua própria casa, afinal de contas, esse é o motivo da comemoração - OPEN HOUSE!

Só para esclarecer para vocês , é importante dizer que o "Chá de Casa Nova" não está diretamente ligado aos noivos ou à um casal propriamente dito, pois:


3) se uma pessoa decide morar sozinha em um novo lugar, ela também pode fazer esse chá. A diferença entre os outros chás e o "Chá de Casa Nova" é que o chá-bar envolve bebidas, no chá-de-cozinha são solicitados utensílios domésticos, e no "Chá de Casa Nova" o casal ou a pessoa que foi morar sozinha, pede itens relacionados ao enxoval ou enfeites para a casa, mas na verdade também é um evento de Open House!

Para a família mais próxima e os amigos mais chegados, um almoço ou um jantarzinho descontraído são uma boa pedida, e o casal pode fazer os convites por telefone, tendo a cautela de convidar apenas os mais chegados para este evento tão íntimo, afinal você estará apresentando A SUA CASA!


Se a casa for pequena, opte por uma refeição que dê para comer fora da mesa, como massas e risotos, finger food no caso do casal contratar fora a comida e no mercado existem diversas outras opções onde as pessoas não precisam ficar "presas" à uma mesa.

Já para decorar, arranjos de flores são ideais,mas cuidados com aquelas que possuem cheiros muito fortes se a casa for pequena e pouco arejada!


Também deve o casal tomar o cuidado de que todos os seus convidados tenham lugares para se sentar, sejam sofás, cadeiras, pufs, almofadões, mas tudo isso vai depender do espaço da casa, dos móveis que ela já possui (afinal um casal em começo de vida pode não ter a casa toda mobiliada ainda), da faixa etária (não vai colocar sua avó sentada em um puf daqueles que quase se senta no chão não é mesmo?).

Mas se você achar que almoço ou jantar, mesmo com opções onde as pessoas podem ficar fora da mesa, vai dar muito trabalho, dá pra fazer um open house mais informal servindo salgados assados, pães, patês, frios entre outros, e as bebidas podem ser dispostas de forma que os próprios convidados se sirvam.


Uma boa música sempre faz diferença, só deixe-a baixinha para não incomodar seus convidados e para que eles possam ouvir o que estão conversando, e cuidado para não incomodar os vizinhos também! Lembre-se: você não está fazendo uma "balada".

É de bom tom oferecer presentes para a casa nova em situações como essa, podendo ser montada uma lista básica de "chá de casa nova" para divulgar para os amigos e familiares, ou no caso da Open House de já casados (ou seja já ganhou presentes de casamento etc) não há necessidade de lista, mas a educação manda que ô convidado leve alguma coisa para a casa do casal.


Porém, muito cuidado ao montar esta lista! Nunca exagere como se os amigos e familiares tivessem que montar sua casa, isso é feio, deselegante; pense em presentes pequenos, daqueles que qualquer noiva ganharia em seu chá de cozinha, e estipule um valor máximo para os itens, nunca ultrapassando a marca dos R$ 100,00, o que já é bastante neste caso (isso no caso de Open House do casal que se casou formalmente, recebeu presentes etc).

Já no "Chá de Casa Nova" ou "Open house" de casais que se "juntaram" você pode exagerar mais um pouco, pedindo até mesmo utensilios domésticos etc, já que além de apresentar a nova casa, a intenção também é ajudar o casal a montá-la, mas também sem exagareos nos valores dos presentes ok?


Mas pode ser que a casa ainda não esteja pronta, e o casal querida fazer em outro local, neste caso apesar do correto ser a sua casa nova o local do pequeno evento, o casal poderá fazer na casa dos pais, parentes ou amigos - mas sinceramente eu não faria assim, para ser um "Chá de Casa Nova" ou "Open House", na minha modesta opinião, tem que ser na casa do casal (ou solteiro de mudança).

Em todos os casos, homens e mulheres são convidados e nada impede que crianças compareçam a este momento íntimo e agradável!


Você poderá chamar uma empresa especializada em em organizar estas comemorações, bem como alguma empresa de entretenimento e não se esqueça de pequenas lembrancinhas para seus convidados deste dia!

Espero poder ter ajudado com algumas dicas,

Vejam aqui no site minha lista de INDICADOS para assessorias (elas organizam tudo), festas personalizadas, animação de festa, doces, bolos etc...todos excelentes e recomendadíssimos!

Um grande beijo,

Amandica Accioli Salusse
www.twitter.com/Amandica_Indica


***Fotos tiradas do Google Imagens aleatórimante!***
























2 comentários:

  1. Nossa adorei sua ideia! Pena que moro longe da família e amigos, vamos ter que inaugurar a nova casa sozinhos e sem presentinho...rsrsrs.

    ResponderExcluir

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.