Bate-papo com as queridas Edna e Martha da Pecadille Dellicat!

***Hoje um bate papo bem gostoso com a Edna e a Martha da Pecadille, um dos doces/chocolates mais deliciosos e lindos do mercado! Com certeza uma das grandes doceiras do mercado paulistano***


1- Quando surgiu a idéia de montar a Pecadille e como surgiu?

Quando decidimos montar uma empresa de chocolates e doces finos, nosso principal objetivo era oferecer um produto diferenciado, de altíssima qualidade e aproveitar para acabar com a associação do doce com o sentimento de culpa. A gente acredita e vêm batendo na tecla de que doce bom é aquele que conforta a alma, que agrada a todos os sentidos, muito mais ligado ao prazer do que à culpa. E que vale a pena sim cometer um pecadinho, comer sem culpa, quando o doce é feito  artesanalmente, com os melhores ingredientes, sem adição de gordura ou conservantes e uma boa dose de chocolate com alta porcentagem de cacau, como o belga Callebaut ou o francês Valrhona, os únicos que utilizamos. É um grande prazer adoçar, e alegrar, a vida das pessoas, mesmo que seja só durante aqueles segundinhos em que ela degusta nosso doce. Não tem nada melhor do que ver nossos clientes de boca cheia falando “huuuuuuummmm”. É a sensação de dever cumprido!



2- Quem faz o que na Pecadille?

A Pecadille é uma empresa familiar. Aqui, mãe e filha dividem responsabilidades e gastronomia e design andam lado a lado. A Edna, mãe, é a chef chocolatiére e comanda a equipe que faz todos os doces. A Martha, filha, é a designer da empresa, responsável pela nossa identidade visual – e isso engloba desde a marca até a criação das lembrancinhas, passando pelas caixinhas, decoração e até acabamento dos doces. Nós duas estudamos, pesquisamos, harmonizamos ingredientes, testamos receitas e pensamos juntas em cada detalhe do doce. É um trabalho em conjunto, de complementação e cobrança constante, e a gente acredita que isso faça toda a diferença.
3- Hoje seus doces e chocolates são requisitados em grandes eventos e casamentos. Quais os que mais são pedidos?
 
Ah, tem sempre alguns preferidos! O dois amores (brigadeiro branco e preto em caixinha de chocolate ao leite Callebaut, com dois corações em cima) é, sem dúvida, o mais pedido. Nessa lista, colocamos ainda coloca outros carros-chefe da Pecadille, como o coração rendado, o copinho de frutas vermelhas com chocolate branco e o bombom de limão siciliano. Mas recebemos pessoas com os mais diferentes paladares, desde gente que quer tudo com brigadeiro até aqueles que gostam de ousar e aceitam nossas sugestões exóticas, como o chocolate branco caramelizado com flor de sal. Por isso, é importante ter um cardápio bem variado e conversar com o cliente para conhecer um pouquinho mais sobre os gostos de cada um.
 
4- E de onde surgiu a idéia dos "brasileirinhos"?


A gente já encontra faz algum tempo um movimento de valorização de ingredientes nacionais na gastronomia. Ainda bem! A riqueza de cores, sabores e textura dos produtos brasileiros não existe igual. Aí percebemos que os doces típicos não tinham a mesma atenção. Pudim, quindim, compotas, totalmente desvalorizados. Mas isso acontece porque, geralmente, são feitos com receitas ruins, ingredientes de má qualidade e sem nenhum cuidado especial. Por exemplo: pudim de caixinha! Não dá, né? Tudo que a gente quer quando vai comer um doce típico é lembrar aquele gostinho de infância, da casa da vó. Nossa linha “Brasileirinhos”, feita com os melhores ingredientes e receitas de família, resgata justamente essa sensação, no melhor estilo comfort food.

5- Hoje para encomendar doces para uma festa, qual a antecedência de dias que vocês pedem para contratar?


Depende muito do tamanho da festa. Para casamentos, por exemplo, sugerimos pelo menos dois meses de antecedência, porque assim dá tempo de discutir com calma todos os detalhes que envolvem a mesa de doces. Trabalhamos em conjunto com a decoradora, a fornecedora das forminhas, a assessora e os noivos para criar a mesa mais linda, que, sem dúvida, é uma das atrações da festa. Já para aniversários, ou festas em família, dez dias são suficientes.



6- Nas festas de casamentos e nas festas infantis quais são seus doces e chocolates mais pedidos?

Nos casamentos, as noivas preferem doces que remetem ao romantismo da data. Formatos de coração, decoração com noivinhos, tacinhas de champagne, um certo brilho. Mas tudo com muita sofisticação! Outra tendência é utilizar os tradicionais doces de festa, como camafeu e brigadeiro, com uma abordagem mais moderna, fugindo daquela coisa velha e datada. Nosso camafeu, por exemplo, é menor, redondinho, com fondant perolado. Já o brigadeiro gourmet, super na moda e feito com chocolate belga, é bastante versátil e pode aparecer tanto nos docinhos, como o dois amores, quanto no cupcake ou nas lembrancinhas.

Nas festas infantis, o clima é bem mais descontraído e podemos brincar com cores e formatos. Sem dúvida, a grande pedida é a truffle pop, ou trufa no palito, decorada nos tons da festa, e que faz o maior sucesso com a criançada. É muito importante lembrar que os doces para crianças têm que ser práticos, fáceis de comer, daqueles que elas podem pegar na mesa e comer pelo caminho. Dificilmente as crianças vão ficar sentadinhas para comer um doce ou um pedaço de bolo. É por isso que os cupcakes também são perfeitos para a ocasião. Aqui na Pecadille, trabalhamos somente com o mini cupcake, que têm o tamanho certo para poder sempre comer mais de um!

7- Quais os formatos de lembrancinhas que podem tomar seus doces e chocolates para os convidados?

Olha, o que mais sai são as barrinhas de chocolate belga com cintas personalizadas. O bacana é que elas servem para qualquer ocasião: maternidade, aniversário, festa de 15 anos, casamento, bodas, corporativo, etc. São lindas, práticas, e têm a cara do evento. Além do mais, quem não gosta de ganhar um bom chocolate? É um mimo certeiro! Mas, temos um catálogo bem grande com várias opções legais de lembrancinhas, desde as mais simples às mais elaboradas, ideais para presentear pais e padrinhos.




PS: A Pecadille está crescendo, se reformulando e, nas próximas semanas, muitas novidades vêm por aí. A começar pelo novo site, que está no forno, lindo, quase pronto, que vai estrear nossa nova identidade visual e celebrar esse momento de mudanças! Assim que sair, os leitores do Amandica Indica vão saber em primeira mão! Por enquanto, entrem em contato pelo email pecadilledelicat@gmail.com  ou pelos telefones 11 3022 3274 e 11 9604 3525. Ah! E não esqueçam de seguir a gente no twitter: www.twitter.com/pecadille .



Parabéns minhas queridas, é por tudo isso e mais um pouco que aceitei indicar vocês aqui!

Um grande beijo,

Amandica Accioli!
www.twitter.com/Amandica_Indica

 

Um comentário:

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.