Noiva de chapéu é mesmo chique?
Chapéu é chique? Muito! Mas vai depender de alguns detalhes que veremos a seguir!
Nada impede o uso do chapéu em casamento. Para acertar em cheio na escolha, é necessário observar detalhes como horário e local a ser realizado, além do tipo físico e do gosto da pessoa que utilizará, não adianta querer usar se a pessoa não combina com este lindo adorno.
A altura, o tipo do rosto e o tamanho do pescoço também são elementos importantes para saber se lhe cairá bem. Por isso, é fundamental discutir o tipo com especialistas no assunto e até mesmo com o estilista que está fazendo o seu vestido ou na loja onde fará a compra ou o 1o aluguel.
Para a noiva, por exemplo, é mais indicado usar o chapéu durante o dia, já que em casamentos realizados à noite o vestido é mais sofisticado e o visual ficaria muito pesado com o adorno.
Tanto a noiva quanto as madrinhas podem colocar chapéus, mas somente em cerimônias até às 18h, pois o principal objetivo dele é proteger o rosto do sol. É um acessório que esbanja muito charme e destaca o rosto da noiva - chiquérrimo!
Porém deve-se tomar cuidado já que o chapéu evidencia o rosto da noiva e ele pode se tornar mais interessante do que o próprio vestido. Dessa forma, o vestido não será o único centro das atenções da festa, mas também o que o complementa que são os “famosos acessórios”, como o chapéu.
A noiva pode também sugerir o chapéu para as madrinhas de seu casamento e até mesmo aos convidados, se o evento for realizado durante o dia. Pessoas muito baixas devem evitar aqueles com abas muito grandes e preferir os de médio a pequeno e as mulheres mais altas podem escolher sem medo os modelos com abas maiores.
Os materiais mais usados na confecção de chapéus para casamentos são o crinol francês e as palhas italiana e francesa. O crinol é mais sofisticado e frequentemente usado em eventos noturnos (apesar de chapéu em evento noturno, eu (opinião minha) não gosto muito, e a palha é preferida para eventos diurnos, podendo ser utilizada em seu tom natural. Muitas mulheres levam às chapeleiras e o tecido do seu vestido para fazer um casquete, que pode ser acrescido de voillet, aplique de flores artificiais, broches ou arranjos em pedrarias, tudo dependendo do gosto e do tipo de traje/vestido que vai usar.
Os mais procurados para casamentos são casquete, capeline, canotier, breton e meio breton. O casquete é um chapéu pequeno e sem abas e o capeline possui abas maiores, que preferencialmente é usado por mulheres mais altas.
O canotier possui uma cúpula achatadas e abas estreitas. O breton tem abas curtas e viradas para cima, e o meio breton é aquele com abas curtas viradas apenas na parte da frente. Nossa quanta informaçõa não?
Todos podem ficar mais elegantes se forem acrescidos de outros adereços, que combinem e completem a roupa, como flores artificiais ou um voillet como já dito acima. A maioria dos vestidos pode ser acompanhada por um chapéu ideal, e é bom lembrar que o chapéu tem que ser da cor do vestido ou combinar no minimo com dois elementos do traje.
Algumas noivas que usarão chapéu em seu casamento, seguindo uma outra tendência, podem pedir para as mães e madrinhas não utilizarem a peça para não desviarem a atenção da noiva, isso também é perfeitamente ético e normal, assim como a noiva também pode pedir para que suas madrinhas e até mesmo suas convidadas usem o acessório em seu casamento: cada uma poderá optar por escolher ou um ou outro, ou mesmo nada falar às suas convidadas, deixando-as a vontade!
Adoro estas lojas de chapéus para noivas e madrinhas:
Elas não ficam no Brasil, porém se você enviar informações sobre seu vestido com detalhes de foto, tecido que é feito (até mesmo enviando o tecido do seu vestido), tipo de cerimônia, como usará seu cabelo etc, eles confeccionam conforme os dados que você enviar!
OBS: fotos tiradas do acervo de imagens do google.
Um grande beijo à todos,
Amandica Indica!
Nenhum comentário
Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você: